Portugal é praticamente o irmão mais velho do Brasil, afinal de contas, nós fomos colonizados pelos portugueses. Mas, existem várias curiosidades sobre Portugal desconhecidas pela grande maioria dos brasileiros. Terra de costumes muito próximos dos nosso, Portugal guarda histórias e particularidades muito interessantes, que vão muito além da tradição de se consumir bacalhau. E nessa lista eu resolvi apresentar 10 curiosidades sobre Portugal. Confira!
Curiosidades sobre Portugal
10 Este país abriga a livraria mais antiga do mundo
Portugal é um país considerado berço de muito conhecimento. Além de ter várias universidades centenárias, também possui a livraria mais antiga do mundo. A Bertrand fica localizada em Chiado, na capital Lisboa, e existe desde 1732. Inclusive, o título de livraria mais antiga do mundo é reconhecido pelo Guinness World Records.
9 Portugal é terra de castelos
Mais uma das curiosidades sobre Portugal é que o país é repleto de castelos da Idade Média. Como durante o período feudal essas construções serviam como proteção, e eram feitas justamente para serem resistentes, muitas estão praticamente intactas até hoje. Além disso, elas são repletas de luxo, refletindo todo o poder que os Nobres tinham na época. E o melhor é que existem vários Castelos, como e de São Jorge, dos Mouros, de Bragança e até o Castelo de Santa Maria da Feira que ficam bem próximos de Lisboa, então fica ainda mais fácil visitar esses locais para quem for viajar até o país.
8 Museu do Azulejo em Portugal
O azulejo é uma tradição muito forte em Portugal. Para você ter uma ideia de quanto eles gostam dessa tradição, que o país tem até mesmo o Museu dos Azulejos. O local foi fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525) e possui uma extensa coleção de itens totalmente dedicada a arte portuguesa de fabricação de azulejos. O local tem painéis gigantescos de azulejos que deixaram qualquer vovó louca para levar para casa.
7 Valor de serviços essenciais pode variar para cada família
Aqui no Brasil nós temos valores de creche, escolas particulares e outros serviços do gênero fixados. Mas em Portugal isso é diferente. Isso porque, os preços são formados conforme a renda de cada grupo familiar. Logo, quem é baixa renda acaba pagando menos, inclusive tendo uma carga menor de tributos. Os valores como os das creches são calculados com base no imposto de renda de cada família.
6 Em Portugal o uso de palavras estrangeiras é baixo
Enquanto aqui no Brasil nós adoramos adotar palavras estrangeiras, como Job, Home Office, Personal entre outras, em Portugal eles valorizam muito o idioma nativo. Eles não usam muitos termos estrangeiros. Lá, por exemplo, ninguém fala Shopping Center, eles chamam esses empreendimentos de Centro Comercial. Além disso, de acordo com a maioria dos portugueses, o idioma falado aqui no Brasil não é o Português, mas sim o Brasileiro. Isso porque, existem diferenças grandes de termos. Em Portugal, moças jovens são chamadas de raparigas, por exemplo.
5 Classificação do vinho é diferente de outros produtores
Na grande maioria dos produtos de vinho de todo o mundo, os vinhos são classificados pelo tipo de uva utilizada. Mas em Portugal isso é diferente. As bebidas são categorizadas pela região de onde veem, como, por exemplo, o tradicional vinho do Porto, que é fabricado na cidade do Porto. Muitos produtos da Europa acabam seguindo essa regra. Por exemplo, O presunto di Parma, original, vem da cidade de Parma, na Itália.
4 A incrível cultura do pastel de Belém
Pode perguntar para qualquer conhecido que é português ou que foi até Portugal, Pastel de Belém verdadeiro é só em Portugal. O pastelzinho é para os portugueses o que o brigadeiro é para os brasileiros. E a história por traz desse doce é bem interessante. Diz a lenda que os Monges criaram o doce como uma forma de aproveitar a grande quantidade de gemas que tinham nos mosteiros. Isso porque, somente claras eram usadas na fabricação de hóstias, com isso, muitas gemas sobravam. Eles então começaram a fazer o pastel de Belém e vender, como uma forma de garantir a subsistência dos mosteiros.
3 O tempurá japonês tem origem portuguesa
Sabe o tempurá, aquele prato frito que leva vários legumes e muitas vezes frutos do mar? Você provavelmente deve comer ele em restaurantes japoneses. Mas a verdade é que ele não surgiu no Japão. Sua origem é portuguesa! Ele foi implementado na culinária japonesa depois que missionários portugueses foram até o Japão. Inclusive, Portugal foi responsável por influenciar a cultura japonesa em vários aspectos, como, por exemplo, na metalurgia.
2 Portugal abriga a maior ponte da Europa
Mais uma das curiosidades sobre Portugal é que o país abriga a ponte Vasco da Gama, que é considera a maior da Europa. Ela foi inaugurada em 1998 e tem ao todo 17,2 km de extensão. Desse total, 10 km ficam apenas sobre as águas do Rio Tejo. Ela faz a ligação entre Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém. E outro fato curioso sobre essa ponte é que, quando ela foi inaugurada, foi feita uma grande feijoada em comemoração. O prato foi tão farto e teve tantas porções que entrou para o Guinness World Records.
1 Lisboa teve que ser praticamente toda reconstruída
Outra das curiosidades sobre Portugal é que a cidade de Lisboa teve que ser praticamente reconstruída. Isso porque, em 1755 houve um terremoto que causou uma grande destruição. Na verdade, o fenômeno natural aconteceu no mar. Mas ele foi tão forte e grande que abalou completamente a capital portuguesa. Além do estrago feito pelo abalo sísmico, a cidade também acabou sofrendo com um tsunami de 20 metros de altura além de dezenas de incêndios. Segundo estimativas da época, o evento foi tão grande e grave que cerca de 90 mil pessoas morreram neste dia.
Curtiu essas curiosidades sobre Portugal? Então veja também curiosidades sobre o Brasil e mais outros países e seus fatos curiosos.
fontes: discoverwalks, eurodicas, patrimoniocultural, moraremportugal, catavino, asahiimports, wheretwogoto, goldtrip