O comprimento extraordinário e peso das maiores cobras do mundo realmente nos surpreende. Há muito tempo, existiam cobras realmente bem maiores que as espécies de hoje, como por exemplo a extinta Titanoboa, que crescia até 12,8 metros e pesava cerca de 1.135 kg. Hoje, existem esforços para que as maiores serpentes do mundo não desapareçam e possam nos impressionar cada vez mais. Desse modo, nessa lista das maiores serpentes do mundo, os valores de tamanho não podem ser considerados definitivos, pelo fato da dificuldade e precisão das medições. Mas seja como for, sabe-se que as cobras nunca param de crescer, razão pela qual elas devem sempre trocar de pele quando esticam um pouco. Portanto, confira agora o incrível ranking das maiores cobras do mundo.
Maiores cobras do mundo
10 Jibóia
A Jibóia é nativa da América do Sul e regiões do Caribe, sendo muito comum ser criada e mantida em cativeiro. Desse modo, tem um alto valor comercial como animal de estimação. É uma cobra que gosta de fazer suas atividades em períodos noturnos. E apesar de ter fama de perigosa, ela é muito dócil, ainda mais por não ser venenosa. Sua medição pode ser de até 4,3 metros.
9 Píton Papuana
A Píton Papuana habita na Nova Guiné, sendo a única espécie do gênero Apodora. São mais leves em comparação com outras pítons e medem no máximo por volta de 4,39 metros. Terrestres e noturnos, são animais muito tranquilos, até quando manuseados. Além disso, possui a característica interessante de mudar de cor, principalmente quando está agitada.
8 Mamba negra
A Mamba negra é uma espécie de serpente em extremo venenosa nativa dos países do sul do Deserto do Saara na África. Indivíduos podem chegar a até 4,5 metros. Essa cobra pode viver tanto no solo quanto em árvores e gosta de atuar durante o dia. O termo negra em seu nome se refere ao interior preto de sua boca, mostrada quando se sente ameaçada. E pesar da fama de perigosa, ataca humanos apenas se estiver encurralada, dando então uma sucessão de rápidas mordidas na vítima.
7 Cobra-real
Medindo até 5,85 metros a maior cobra venenosa do mundo é a Cobra-real, nativa das selvas do sul e sudeste da Ásia. Considerado o réptil nacional da Índia, seu nome científico Ophiophagus significa comedora de serpentes. Além disso, ao contrário de outras cobras, não gosta de caçar vertebrados não répteis, como roedores e lagartos. A cobra rei não é agressiva, pois os casos de mordidas que acontecem são em sua maioria em encantadores de serpentes.
6 Píton-indiana
A Píton-indiana mede até 6,4 metros e geralmente não são agressivas, mesmo quando atacadas. Lenta na terra mas muito ágil na água, se move em linha reta no solo e se camufla para capturar as suas presas. A exploração comercial dessa cobra, causou um declínio acentuado na população, por causa da indústria do couro. Como consequência, o governo da Índia proibiu a exportação dessa serpente, e ela raramente é vista fora de áreas de proteção.
5 Píton birmanesa
Nativa do sul e sudeste da Ásia, a Píton birmanesa pode medir até 7 metros e era até 2009 uma subespécie da Píton-indiana. Essa cobra é semiaquática sendo uma excelente nadadora, mas também pode ser encontrada em árvores. As birmanesas são populares devido a sua coloração, sendo com isso muito comercializadas. Na Flórida nos Estados Unidos Unidos, é considerada uma espécie invasora, sendo portanto, a sua importação proibida desde 2012.
4 Píton-ametista
A Píton-ametista vive na Indonésia, Austrália e Papua Nova Guiné, e pode chegar a até 7,2 metros. O brilho das sua escamas é semelhante à ametista, um quartzo violeta ou púrpura muito usada como ornamento. As espécies menores se alimentam de pequenos pássaros e mamíferos, mas as maiores podem chegar a comer cangurus.
3 Píton-africana
A maior espécie de cobra do continente africano, a Píton-africana pode chegar a até 7,5 metros. Ela se move com rapidez na terra, mesmo na fase adulta, e gosta de ficar nas árvores. Quando encurralada, pode morder repetidas vezes com seus longos dentes frontais, ocasionando profundas feridas e infecções. Devido a isso e ao seu tamhao ela é temida, embora seja raro que mate humanos.
2 Sucuri-verde
A cobra mais pesada do mundo, a Sucuri-verde vive na América do Sul, e pode chegar a medir até 8,4 metros. Excelente nadadora, passa a maior parte de sua vida na água ou perto dela. As maiores da espécie costumam comer jacarés, veados, capivaras e antas, sendo raros acidentes envolvendo humanos. Quando existe o confronto, elas dão o bote apenas quando estão encurraladas.
1 Píton-reticulada
A Píton-reticulada é a maior cobra do mundo em comprimento, chegando a medir até 10 metros, segundo o Guinness World Records. Vivendo no sul e sudeste asiático, por ser uma nadadora nata, colonizou vária ilhas em regiões próximas. Os ataques a pessoas não são comuns, mas há relatos de várias mortes, tanto na natureza quanto em cativeiro. Apesar de não ser venenosa como todas as pítons, o ferimento da sua mordida pode ser profundo. Em suma, ela ainda pode passar até quatro meses sem se alimentar.
Você também pode gostar dessas listas aqui: