Muitas pessoas veem Saturno apenas como “aquele planeta dos anéis”. Mas, na verdade, esse planeta possui informações tão ou mais interessantes, que fazem dele um dos astros mais peculiares do nosso Sistema Solar. E, que tal se a gente desbravasse as curiosidades sobre Saturno agora, mostrando várias fatos interessantes sobre ele? É o que faremos a seguir, em nossa lista de dados intrigantes a respeito desse planeta tão belo, quanto misterioso.
Curiosidades sobre Saturno
10 Saturno “plano”
De todos os planetas do Sistema Solar, este aqui é o mais plano. Para se ter uma ideia, o seu diâmetro polar é 90% do seu diâmetro equatorial. Isso se deve a dois fatores: densidade baixa e velocidade de rotação alta. Portanto, Saturno dá uma volta completa em torno do seu eixo a cada 10 horas e 34 minutos terrestres apenas, dando a ele o segundo dia mais curto do que qualquer outro astro similar ao redor do Sol.
9 Os famosos anéis de Saturno
Se tem uma característica que Saturno tem, e que todos identificam de imediato, são os seus anéis. Porém, ele não é o único planeta que os possui; apenas tem os mais visíveis, justamente por serem os que têm as maiores quantidades de partículas que fazem parte de sua formação. Esses anéis são feitos principalmente de pedaços de gelo e de pequenas quantidades de poeira carbonosa. No geral, eles se estendem a mais de 120.700 km de Saturno, porém, são bem finos para o seu tamanho, com cerca de apenas 20 metros de espessura.
8 Astro visto aqui da Terra
Assim como outros planetas do nosso Sistema Solar, Saturno também pode ser visto por nós aqui do nosso planeta. Caso o local no qual você esteja seja de noite, dá para sair a céu aberto, e enxergá-lo, mas somente com a ajuda de um telescópio. Com ele, dá pra ver com certa nitidez o contorno do planeta e os seus anéis. Porém, ainda assim, é possível ver Saturno a olho nu. Contanto que o céu esteja limpo, e não tenham muitas luzes artificiais ao redor, claro. Mas mesmo assim, para apreciá-lo com detalhes o melhor é vê-lo com telescópio.
7 Possibilidade de vida
Continuando agora essas curiosidades sobre Saturno, temos aqui uma questão que intriga muitos que adoram assuntos astronômicos, que é a vida fora da Terra. Bem, neste caso aqui, existe essa possibilidade em Saturno, mas talvez não seja como a maioria imagina. Na verdade, não exatamente em Saturno (o planeta), pois ele é hostil demais para abrigar vida, mas em uma de suas luas: Encélado. Uma sonda lançada pela NASA chamada de Cassini descobriu muito recentemente gêiseres de gelo saindo do polo sul da lua. Ou seja, existe algum processo que mantém ela quente o suficiente para que a água possa permanecer em estado líquido embaixo da superfície. E é aquela história: pelo menos, aqui na Terra, onde há água líquida, há vida. Quem sabe?
6 Tempestades que nem em Júpiter
Assim como acontece com o maior planeta do nosso Sistema Solar (Júpiter), Saturno também possui tempestades que denominamos de ovais. Inclusive, muitos cientistas acreditam que o padrão hexagonal das nuvens que se forma no polo norte do planeta pode ser um padrão de nuvens localizadas na parte superior. Fora isso, há também um vórtice que fica no polo sul que é bem parecido com tempestades de furacões terrestres. Todas essas tempestades, inclusive, podem durar meses, e até mesmo anos.
5 Origem da cor amarelada de Saturno
O padrão amarelo que Saturno mostra é resultado da parte superior de sua atmosfera, que é repleto de cristais de amônia. Logo abaixo dessa camada, existem nuvens que são compostas, em grande parte, de cristais de gelo. Além disso, logo mais abaixo dessa parte, existem camadas de gelo sulfuroso e misturas frias de hidrogênio, o que deixa a parte mais superficial do planeta bem hostil, como já mencionamos antes.
4 Mitologias e significados astrológicos
Nessas curiosidades sobre Saturno, claro que não poderia faltar a origem de seu nome. Nesse caso, ele recebeu a nomeação do deus romano da agricultura, e que nessa mesma mitologia era o pai de Júpiter. Já o símbolo do planeta era uma foice, que simbolizava a colheita, sendo também a arma com a qual Cronos usou para castrar e depor Urano, seu próprio pai. Já na astrologia, Saturno é basicamente o oposto de Júpiter. Este último é associado à expansão, enquanto que o outro, à contração.
3 Já se conheciam os anéis de Saturno
Mesmo que as mais populares características desse planeta tenham sido descobertas somente nos anos 1600, existem algumas teorias que dizem que as culturas antigas já tinham conhecimento desses anéis. Um bom exemplo disso são os maoris da Nova Zelândia, que, na história, referem-se a esse planeta como “Parearau”, um nome bem antigo que simplesmente significa “cercado por uma bandana”.
2 Luas até não poder mais
No total, conhecem-se 52 satélites naturais em torno de Saturno. Só que, ao que tudo indica, há muito mais a serem descobertos. Já no caso da maior das luas do planeta, não poderia ter outro nome: Titã (que é um pouco maior que o planeta Mercúrio, para se ter uma ideia). Ela, inclusive, é a segunda maior lua do Sistema Solar, só perdendo para Ganimedes, o satélite do gigante Júpiter. Por sinal, mesmo que o campo magnético de Saturno não seja tão poderoso quanto o de Júpiter, ainda assim, ele é 578 vezes mais forte que o da Terra. Além disso, tanto o próprio Saturno, quanto os seus anéis e luas estão de uma enorme magnetosfera, uma região do espaço onde o comportamento de partículas eletricamente carregadas é mais influenciado do que pelo próprio vento solar.
1 Missões feitas no planeta Saturno
Primeiramente, tanto as Voyager 1, quanto a 2, voaram e fotografaram o planeta em 1981. Depois disso, somente entre 2005 e 2017 que houve explorações a Saturno, quando o orbitador Cassini continuou sua coleta de dados do planeta anelado. Já a sonda Huygens quando desacoplou de Cassini, desceu na atmosfera da lua Titã em janeiro de 2005, coletando dados valiosos de sua superfície e de suas camadas atmosféricas em geral.
Curiosidades sobre Saturno interessantíssimas, não? Um planeta que, certamente, será bem mais explorado no futuro, e aí teremos ainda mais fatos interessantes para falar dele, assim como mais fatos curiosos sobre o Universo.
fontes: space-facts, universetoday, theplanets, factretriever, nationalgeographic